O crescimento do Auto-atendimento durante a pandemia

A pandemia gerada pelo coronavírus (COVID-19) é, sem dúvidas, uma das maiores tragédias mundiais presenciada pelo homem até o momento. Além das perdas pessoais e econômicas, é possível observar grandes impactos na rotina e nos hábitos da população. Se avaliado a longo prazo, é possível notar mudanças até mesmo culturais, na forma de se cumprimentar, o distanciamento físico, as opções de lazeres, são aspectos que demonstram o tamanho do impacto causado no dia a dia das pessoas.

Na tentativa de se adequar à nova realidade, empresas vem buscando cada vez mais alternativas a fim de se garantir, ou ao menos aumentar, a sensação de segurança de seus colaboradores. O "home office" é o maior exemplo dessa tendência, hoje praticado nos mais diversos segmentos, foi uma das formas encontrada para minimizar a transmissão através do contato físico no ambiente de trabalho e até mesmo durante o deslocamento, para aqueles que utilizam o transporte público.

Outra tendência em crescimento é a do uso de tecnologias de autoatendimento. Sabe-se que o principal transmissor da doença hoje é o próprio ser humano, onde a partir de uma simples aproximação já é possível trasmitir o vírus para um terceiro, que, por sua vez, torna-se um novo vetor de contaminação. Diversos são os serviços que podem ser realizados através do autoatendimento, e diante desse novo cenário, muitas empresas de tecnologia estão enxergando como uma oportunidade fomentar esse tipo de negócio. Totens para realização de pedidos em restaurantes e outros segmentos, totens de pagamentos automáticos, pontos de informações e localização, são os exemplos mais comuns encontrados em locais públicos e comerciais atualmente.

Fique atento!
Uma vez que esse tipo de equipamento é compartilhado entre pessoas, é de extrema importância que haja uma rotina de limpeza, pois em contato com determinadas superfícies, o virús pode permancer vivo por horas. O mesmo vale para os usuários, o recomendado é que sempre utilize álcool em gel após utilizar qualquer instrumento compartilhado.

Aglomerações durante a espera

É comum em ambientes com de grande fluxo de pessoas, haver concentrações em volta dos balcões, uns para tentar o atendimento, outros para obter informações, gerando muitas vezes até mesmo uma concorrência pela atenção do profissional ali encarregado. Se não houver um planejamento para o atendimento ao público, considerando o espaço físico, a estrutura, quantidade de profissionais e principalmente a logística, pode gerar desconforto e principalmente riscos significativos à saúde daqueles ali presente, devido a da aglomeração gerada.

Um atendimento bem planejado, com as ferramentas adequadas, pode reduzir significativamente os custos em equipe e espaço físico, desde que a logísica de organização garanta um tempo razoável de espera, uma previsão, e um fluxo consistente. Tais soluções auxiliam inclusive na análise desse movimento durante períodos de tempo (ex. meses), dando uma visão geral sobre os gargalos, horários de maiores fluxos, causas de atraso, etc. Uma vez com essas informações em mãos, a direção da empresa possui o principal insumo para tomar decisões e melhorar a eficiência desses atendimentos.