A comunicação institucional ainda hoje representa um grande desafio para as empresas, sobretudo grandes corporações, que precisam lidar com um maior número de colaboradores e fazer com que todos recebam a devida informação, de forma simples e infalível. Pequenas e médias empresas, no entanto, não estão totalmente livres de dificuldades nesse sentido.
Se antes essa comunicação ocorria por meio de avisos em murais, reuniões, e-mails e intranet, hoje, a realidade da indústria 4.0, em que as empresas têm suas rotinas transformadas pela tecnologia, exige que o RH e a comunicação e marketing de um negócio, departamentos cada vez mais conectados, pensem em estratégias para diversificar e tornar progressivamente mais eficaz a apresentação de informações gerais e outros comunicados importantes.
Um dos produtos oriundos da tecnologia de sinalização digital, a TV corporativa tem atraído cada vez mais atenção das empresas por oferecer justamente isso: um canal de contato direto com os funcionários e o público, administrado pela própria empresa e com potencial e apelo significativos, capazes de provocar estímulo e engajamento de forma única.
Assimilando Melhor
Isso ocorre porque desde que a televisão surgiu no Brasil, na década de 50, o televisor tem feito parte do imaginário coletivo de pessoas das mais diferentes origens. Com o advento da internet, as telas passaram a fazer parte de nossas vidas de forma definitiva e o consumo de conteúdos em vídeo chegou a um patamar totalmente novo. E não é para menos: estudos sugerem que as imagens ajudam o cérebro humano a captar e reter conteúdo, fazendo com que consigamos assimilar melhor as informações.
A variedade de possibilidades de programação da TV corporativa também permite que a tecnologia possa ser utilizada para fins de entretenimento (fazendo com que um público que aguarda seja mais tolerante à espera, por exemplo) e até para treinamentos virtuais. Por tudo isso, é uma ferramenta que sai na frente quando se trata de se comunicar melhor, seja com o público interno ou externo da empresa e colabora para a modernização dos processos internos e fortalecimento da marca, no geral.
Como funciona?
O projeto de implementação de uma TV corporativa inclui o aluguel ou aquisição dos equipamentos e liberação da licença para uso do software de gerenciamento. Então, uma equipe responsável recebe treinamento e aprende como fazer, o que colocar, e, basicamente, tudo que precisa saber para lidar com a tecnologia. É por meio do software que será definida a identidade visual dos informativos, o tipo de conteúdo a ser exibido e a frequência de atualização. Entre os conteúdos que podem ser exibidos por meio de textos, fotos e vídeos estão campanhas internas, informes gerais, vantagens para colaboradores, dicas e até publicidade e conteúdos provenientes de outras fontes, como o Youtube.
Com o sistema, toda a gestão do canal - incluindo o monitoramento de dados, essencial para a administração e o marketing interno e externo da empresa - é realizada de forma remota e centralizada pelo próprio time. Também é possível contratar agências e terceirizar a produção de conteúdo, se for o caso.
O fundamental para aproveitar o melhor da ferramenta é entender que não só grandes corporações podem usufruir do serviço. Empresas menores também podem se beneficiar. E mesmo que possa parecer dispendioso de início, é, sem dúvida, um investimento que vale a pena, já que traz inúmeros benefícios.
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